22°

Capanema, PR

Tenha uma ótima sábado, 29/02/2020

Notícias

Conhecer para preservar

Segunda, 10 de Fevereiro, 2020

Comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade na região onde está inserida, a UHE Baixo Iguaçu realiza o monitoramento periódico da lontra-neotropical em toda a área de influencia da Usina. A ação integra o Programa de Monitoramento e Conversação de Fauna Terrestre e Semiaquática, sendo utilizados métodos de monitoramento não invasivo, como vistorias das margens do rio Iguaçu em busca por vestígios e armadilhas fotográficas para registros visuais e comportamentais da espécie.

 

Na primeira campanha realizada após o enchimento do reservatório da Usina, em um total de 342 km percorridos, foram obtidos 31 registros da lontra, sendo 19 por meio de vestígios e visualizações e 12 registros fotográficos por meio de seis armadilhas fotográficas.

A comparação dos resultados obtidos possibilitará verificar, com o decorrer das campanhas, se o novo ambiente formado pelo reservatório da Usina manterá a frequência de registros de lontras, podendo desta forma, se necessário, serem propostas ações para auxiliar na conservação da espécie.

 

Você sabia?

 

As lontras são mamíferos semiaquáticos pertencentes á família Mustelidae e subfamília Lutrinae e compreendem atualmente sete gêneros e 13 espécies, das quais duas ocorrem no Brasil, à lontra neotropical (Lontra longicaudis) e ariranha (Pteronura brasiliensis). As principais características da lontra neotropical são: o corpo alongado e em formato hidrodinâmico, cabeça pequena, pernas curtas, cauda longa e pelagem densa, possuem uma membrana entre os dedos para facilitar o deslocamento dentro da água, medem de 55 a 120 cm de comprimento, pesando até 35 kg. É comumente confundida com as ariranhas, mas diferente das lontras, as ariranhas são maiores e vivem em grupos de até 20 indivíduos.

Fonte: https://www.infoescola.com/

Conhecer para preservar​

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, realiza o monitoramento da fauna atropelada.​

Espécie de tartaruga do Baixo Iguaçu é monitorada por satélite ​

Programa de Educação Ambiental da UHE Baixo Iguaçu promove ação educativa em comemoração ao Dia da Árvore​

UHE Baixo Iguaçu realiza entrega de prêmios da 1ª Mostra de Educação Ambiental​