Fale conosco

Espécie de tartaruga do Baixo Iguaçu é monitorada por satélite

Compartilhe

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu realiza o monitoramento da espécie de tartaruga de corredeiras, denominada cágado-rajado (Phrynops williamsi), que tem ocorrência no trecho do reservatório da Usina e na área de influência do Parque Nacional do Iguaçu. Esse monitoramento é realizado no âmbito do Programa de Monitoramento e Conservação da Fauna Terrestre e Semi-aquática, da UHE Baixo Iguaçu, com o objetivo de identificar novas áreas de ocorrência dessa espécie na bacia do rio Iguaçu, em atendimento ao Plano Básico Ambiental Consolidado (PBA) e à Condicionante 2.1, da Autorização para Licenciamento Ambiental nº 01/2015, concedida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O procedimento é realizado por meio da fixação de um transmissor no casco do animal que emite sinais captados via satélite. Dessa maneira, os pesquisadores conseguem observar o comportamento e deslocamento da espécie pelo rio.

Como resultados preliminares, até o momento cinco fêmeas de cágado-rajado foram capturadas e receberam o transmissor, sendo possível observar que apesar de realizar deslocamentos, seja para reprodução ou alimentação, a área ocupada pelo indivíduo compreende cerca de 7,5 a 10 km de rio.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se com seu email e receba todos os informativos da Hidrelétrica Baixo Iguaçu