22°

Capanema, PR

Tenha uma ótima sábado, 22/01/2022

Notícias

Qual a importância da Área de Preservação Permanente (APP) para o mundo e para minha qualidade de vida?

Segunda, 22 de Fevereiro, 2021

A Área de Preservação Permanente (APP) é responsável por preservar as nascentes, rios e outros recursos hídricos, por conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, e por controlar a erosão do solo, deslizamentos, enchentes, assoreamento e poluição dos cursos d’água. Além disso, a mata ciliar ajuda a manter uma temperatura agradável no planeta. Quando a floresta é cortada, o clima fica mais quente, as chuvas diminuem e os rios, nascentes e outras fontes podem secar.

 

Eu posso desmatar, construir ou criar animais domésticos na área de APP da UHE Baixo Iguaçu?

 

Não. Por se tratar de área particular e de Preservação Permanente é proibido qualquer tipo de ocupação ou alteração na Área de Preservação Permanente da UHE Baixo Iguaçu.

A legislação considera crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado a plantas (flora), animais (fauna) e outros recursos naturais (água, solo, minerais etc.), além do patrimônio cultural.

Sendo assim, é proibido e considerado crime ambiental acampar, construir casas, barracos, quiosques entre outras edificações as margens do reservatório da UHE Baixo Iguaçu.

Também é considerado crime ambiental desmatar, descartar resíduo (lixo), realizar queimadas, extração ilegal de madeira, criação de gado, cultivo agrícola ou paisagístico na APP, abrir estradas ou acessos não regulamentados pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pela UHE Baixo Iguaçu, entre outras degradações.

Período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná - a Piracema.​

Consulta Pública Virtual do PACUERA​

Biodiversidade na Região da UHE Baixo Iguaçu​

Programa de Monitoramento da Fauna Atropelada ​

Como a UHE Baixo Iguaçu protege a Área de Preservação Permanente (APP) da região do seu reservatório nos rios Iguaçu, Capanema, Monteiro, Andrada e Cotegipe?​