22°

Capanema, PR

Tenha uma ótima quinta-feira, 22/08/2019

Notícias

Realizada a 1ª Reunião de Monitoramento do Plano de Ação Nacional – PAN do Baixo Iguaçu.

Segunda, 10 de Dezembro, 2018

Os Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN) são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e assim protegê-los. 

O PAN Baixo Iguaçu visa monitorar a fauna aquática e semi aquática da região do Baixo Iguaçu, que compreende a área que vai desde União da Vitória até as Cataratas do Iguaçu. Dentre as espécies destacam-se o peixe surubim do Iguaçu, o cágado rajado, a rã das corredeiras e a lontra.

A Usina Baixo Iguaçu é uma das empresas que fazem parte do PAN, assim como outras entidades representativas como as Universidades Estaduais de Ponta Grossa e do Oeste do Paraná.

Nesta reunião foram apresentadas as ações de educação ambiental para a comunidade que tratam de temas importantes como o perigo de introdução de novas espécies  de peixe no Rio e o risco de extinção do peixe surubim do Iguaçu, também foram apresentados os primeiros resultados dos monitoramentos realizados durante o período.

A reunião foi coordenada pela equipe de Meio Ambiente da Usina que sediou o evento nesta edição. As ações realizadas visam proteger as espécies da região.

 

Usina produz energia para até um milhão de pessoas​

Usina contribui para avanço do sudoeste paranaense​

Força feminina: mulheres têm papéis de destaque na UHE Baixo Iguaçu​

Barragem da hidrelétrica obedece a parâmetros rígidos de prevenção e operação​

UHE Baixo Iguaçu realiza reuniões com prefeituras sobre o Programa Pacuera​

Estas reuniões foram realizadas para a definição de estratégias para a implantação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório