22°

Capanema, PR

Tenha uma ótima terca-feira, 28/10/2021

Notícias

Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu completa dois anos de Operação Comercial

Sexta, 09 de Abril, 2021

 

Administrada pelo consórcio formado pela Neoenergia (70%) e pela Copel (30%), a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu completa no dia 10 de abril, dois anos de operação.

 

Localizada entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, a UHE Baixo Iguaçu possui potência instalada de 350 MW e três unidades geradoras, que juntas geram energia suficiente para abastecer mais de 1 milhão de habitantes.

 

Neste período de operação, a usina já produziu mais de 1.960.424,73 MW/h de energia limpa e renovável. E passou a exercer um papel fundamental no reforço da estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), e na composição da matriz energética brasileira.

 

Além da geração, a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu também contribui para o desenvolvimento dos municípios do seu entorno, com o repasse de milhões de reais em royalties pela compensação financeira da utilização dos recursos hídricos da região.

 

Respeito ao Meio Ambiente
 

Contribuindo na luta contra as mudanças climáticas e reafirmando seu compromisso com o ecossistema local, a usina iniciou nesta semana a recuperação de 2.700 hectares de mata ciliares, na denominada Área de Preservação Permanente (APP), localizada no entorno do lago de 13,5km² formado pelo reservatório da usina. A ação segue todas as determinações dos órgãos competentes e faz parte do Licenciamento Ambiental do empreendimento.

 

Para garantir que a área seja ocupada por vegetação nativa da região, a UHE Baixo Iguaçu desenvolve o Programa de Consolidação do Corredor da Biodiversidade, que além da realizar a fiscalização, construiu 238 km de cercas isolando a APP das propriedades adjacentes, e agora inicia as ações para recomposição da vegetação.
 

O intuito da iniciativa é conectar a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, eleito Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, com a Área de Preservação Permanente da usina, criando assim uma zona de trânsito dos animais que contribui diretamente para a recuperação do meio ambiente e a manutenção da biodiversidade regional.

Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu completa dois anos de Operação Comercial​

Linha de Transmissão 230kV - SE Baixo Iguaçu - SE Cascavel Oeste​

Usina produz energia para até um milhão de pessoas​

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, com a finalidade de incentivar os alunos a demonstrar suas habilidades e criatividade, promoveu o 1º CONCURSO DE DESENHO NATALINO.​

Resolução SEDEST Nº 53 DE 15/07/2019​