22°

Capanema, PR

Tenha uma ótima segunda-feira, 10/08/2020

Notícias

Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu fortalece economia da região

Sexta, 24 de Junho, 2016

Em fase de implantação, a Usina Hidrelétrica (UHE) Baixo Iguaçu de responsabilidade do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (Neoenergia-70% e Copel-30%) fica localizada na região sudoeste do Paraná, no Rio Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema. A área de seu reservatório também abrangerá os municípios de Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu.

 

O reservatório terá pouco mais de 31 km² de superfície, número considerado pequeno para uma usina desse porte. Localizada a 30km da Usina Governador José Richa (Salto Caxias), a Usina terá sua força, do tipo abrigada, no município de Capanema, na margem esquerda do rio. A barragem será de terra e enrocamento com núcleo de argila, com 516 metros de extensão e 15 metros de altura.

Além dos benefícios diretos, o empreendimento apresenta vantagens para o desenvolvimento da região. Os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, que estão na área abrangida pelo empreendimento , serão diretamente beneficiados com o aumento na arrecadação de impostos e geração de empregos e renda.

Quando começar a produzir energia, a usina vai pagar compensação financeira pelo uso de recursos hídricos. A previsão é de que sejam pagos quase R$ 4 milhões por ano para os cinco municípios atingidos.

A sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico também são condições indispensáveis para o empreendimento. Desta maneira, foram criados 32 programas socioambientais que buscam a conservação das características do meio ambiente e da sociedade onde a Usina está inserida.

Linha de Transmissão 230kV - SE Baixo Iguaçu - SE Cascavel Oeste​

Usina produz energia para até um milhão de pessoas​

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, com a finalidade de incentivar os alunos a demonstrar suas habilidades e criatividade, promoveu o 1º CONCURSO DE DESENHO NATALINO.​

Resolução SEDEST Nº 53 DE 15/07/2019​

Usina contribui para avanço do sudoeste paranaense​