Notícias

Você sabia que as margens do reservatório da UHE Baixo Iguaçu são protegidas por lei? E que elas não podem ser alteradas ou ocupadas sem autorização?
Terça, 26 de Janeiro, 2021A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, responsável por gerar energia suficiente para abastecer uma população de um milhão de habitantes, foi construída entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques e abrange os municípios de Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu. O lago que forma o reservatório da hidrelétrica possui 13,5km² e mantém no entorno do reservatório cerca de 2.700 hectares de Área de Preservação Permanente (APP). A faixa ciliar protegida por lei é de 100 metros a partir da cota máxima de água, conforme estabelecido no processo de Licenciamento Ambiental.
Por se tratar de uma área particular e de Preservação Permanente é proibido o acesso e qualquer tipo de ocupação não autorizada na APP do reservatório da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.
Mas o que são Áreas de Preservação Permanente (APP)?
São áreas protegidas por lei conforme o Código Florestal (Lei n° 12.651, de 25 de maio de 2012). Elas podem ser cobertas ou não por vegetação nativa e tem a função de preservar a água (recursos hídricos), a paisagem, o solo, as plantas e os animais, além de assegurar mais qualidade de vida e bem-estar à população.
A faixa de APP da UHE Baixo Iguaçu é de 100 m e está isolada por uma cerca, que limita a Área de Preservação Permanente do seu entorno.
UHE Baixo Iguaçu retoma atividades do Programa Educação Ambiental (PEA) - Fase III
A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu realiza o monitoramento de peixes em sua Área de Influência
Período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná - a Piracema.
Consulta Pública Virtual do PACUERA
Biodiversidade na Região da UHE Baixo Iguaçu