22°

Capanema, PR

Tenha uma ótima sábado, 21/05/2022

Notícias

UHE Baixo Iguaçu retoma atividades do Programa Educação Ambiental (PEA) - Fase III

Sábado, 05 de Março, 2022

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu retomou no mês de janeiro de 2022 as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) – Fase III, que compreende ações de ensino-aprendizagem com o objetivo de viabilizar/potencializar a participação dos grupos sociais da área de influência do empreendimento.

Vêm sendo realizadas oficinas de educação ambiental junto às comunidades rurais do entorno do reservatório, nos reassentamentos rurais coletivos (RRC), comunidade escolar e para os trabalhadores e terceiros da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.

 

Durante da 1ª Campanha do PEA - Fase III com as comunidades e reassentamentos rurais coletivos, foram ministradas palestras com temática socioambiental para os públicos das Comunidades de Marechal Lott em Capanema e Marmelândia em Realeza, bem como nos Reassentamentos Rurais Coletivos (RRC) de Realeza e Santa Tereza do Oeste.

As ações são desenvolvidas de modo a sensibilizar as pessoas quanto ao uso sustentável dos recursos naturais no entorno do reservatório, ajudando-as a identificar oportunidades e desafios, além de disseminar conhecimentos que contribuam para uma melhor qualidade de vida e preservação do ambiente. As atividades tiveram duração de três dias, a fim de atender todo o público-alvo.

 

No decorrer da 1ª Campanha do PEA - Fase III com a comunidade escolar dos cinco municípios pertencentes à área de influência da UHE Baixo Iguaçu: Capanema, Capitão Leônidas Marques, Planalto, Realeza e Nova Prata do Iguaçu, foram ministradas palestras para os alunos das turmas do 5º ano de escolas selecionadas pela Secretaria de Educação de cada um dos municípios.

 O tema desta campanha com a comunidade escolar abrangeu assuntos relacionados às Mudanças Climáticas e ao impacto na vida e cotidiano das pessoas.  Todos os alunos receberam copos reutilizáveis para uso diário em substituição aos copos de plástico descartáveis.

 

Com os trabalhadores da UHE Baixo Iguaçu, também foram realizadas atividades, sendo ministrada palestra com a temática “Poluição Ambiental e Consumo Consciente”. Na ocasião, foram apresentadas informações sobre poluição do ar, água e solo, bem como princípios do consumo consciente voltados ao vestuário, alimentação e transporte, visando a sensibilização dos colaboradores. Estas ações têm por objetivo a sensibilização quanto aos impactos, potencialidades e fragilidades ambientais da região.

 

Essa foi a primeira das oito campanhas previstas para o PEA – Fase III, sendo uma importante ferramenta de sensibilização e disseminação de conhecimento aos alunos em suas fases iniciais de educação escolar e comunidade do entorno do empreendimento.

 

UHE Baixo Iguaçu retoma atividades do Programa Educação Ambiental (PEA) - Fase III​

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu realiza o monitoramento de peixes em sua Área de Influência​

Período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná - a Piracema.​

Consulta Pública Virtual do PACUERA​

Biodiversidade na Região da UHE Baixo Iguaçu​