A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu por meio do Subprograma de Monitoramento da Ictiofauna, realiza em sua Área de Influência o monitoramento de peixes em pelo menos 16 pontos de amostragem entre os trechos no rio Iguaçu e nos tributários, rio Monteiro, Andrada, Capanema, Silva Jardim, Floriano e Gonçalves Dias.
Esta atividade tem o objetivo de levantar dados sobre a comunidade de peixes da área de influência da UHE Baixo Iguaçu. O intuito é conhecer a composição e gerar informações que permitam avaliar alterações na estrutura, distribuição, abundância, biologia e ecologia dos peixes. Além disso, permite acompanhar as alterações sazonais e espaciais na comunidade de peixes.
Durante a fase pós-enchimento foram obtidos 54 registros de espécies de peixes capturadas na área amostral. Dentre as espécies registradas no monitoramento, 22 são endêmicas do rio Iguaçu, 19 são nativas e 08 são exóticas à bacia.
Destaque para o rio Silva Jardim, onde se localiza a estação amostral com maior densidade de ovos e larvas de peixes ao longo das amostragens durante a fase de operação do empreendimento.”