Fale conosco

UHE Baixo Iguaçu dará início à terceira fase do cercamento da Área de Preservação Permanente (APP)

Compartilhe

O Programa de Consolidação do Corredor da Biodiversidade visa a recuperação ambiental de áreas desapropriadas para implantação da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do reservatório da UHE Baixo Iguaçu em cumprimento às diretrizes do licenciamento ambiental do empreendimento.

As ações previstas nesse programa envolvem o cercamento, para isolamento e proteção das áreas, e atividades de reflorestamento através do plantio de mudas e semeadura com espécies nativas. O intuito do corredor é estabelecer uma conexão entre as áreas do Parque Nacional do Iguaçu e a APP do reservatório, proporcionando um aumento do habitat para a fauna e flora, além da melhoria da qualidade ambiental da região. 

Durante as primeiras etapas de cercamento da Área de Preservação Permanente (APP) da UHE Baixo Iguaçu foram implantados 238 km de cercas e nessa terceira e última etapa serão construídos mais 75 km.

Você Sabia?

A faixa de APP da UHE Baixo Iguaçu é de 100 m e é uma área protegida, tem a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade do solo e a biodiversidade, além disso, facilita o fluxo de fauna e protege a flora. A APP está isolada por uma cerca, que limita a Área de Preservação Permanente do seu entorno.

Essas áreas são protegidas por lei conforme o Código Florestal (Lei n° 12.651, de 25 de maio de 2012). É proibido qualquer tipo de uso, ocupação ou alteração sem autorização na APP da UHE Baixo Iguaçu, sendo considerado crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado às plantas (flora), animais (fauna) e outros recursos naturais (água, solo, minerais etc.), além do patrimônio cultural.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se com seu email e receba todos os informativos da Hidrelétrica Baixo Iguaçu