Na última quinta-feira, 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore, e para celebrar a data, os colaboradores da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu realizaram o plantio de árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) no entorno do reservatório da usina. A ação ocorreu em parceria com a empresa Juris Ambientis Consultores.
Foram plantadas espécies tipicamente brasileiras, como Rabo-de-bugio (Maytenus gonoclada), Caroba (Jacaranda micrantha), Guamirim (Myrcia splendens) e Guatambu (Aspidosperma sp.). A ação visa potencializar o reflorestamento de áreas degradadas adquiridas pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI).
A faixa de APP da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu é de 100 m e é uma área protegida, tem a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade do solo e a biodiversidade, além disso, facilita o fluxo de fauna e protege a flora. A APP está isolada por uma cerca, que limita a Área de Preservação Permanente do seu entorno.
A APP está em processo de recuperação ambiental, para garantir isso, além de fiscalização, a usina desenvolve o Programa de Consolidação do Corredor da Biodiversidade, onde, mais de 2.000 hectares de áreas degradadas terão a vegetação recomposta com plantas nativas da região, através do plantio de aproximadamente 800 mil mudas até 2027.
O Programa visa conectar a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu com a Área de Preservação Permanente do entorno do reservatório, criando uma zona de trânsito dos animais, contribuindo para a recuperação do meio ambiente e a manutenção da biodiversidade regional.