A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu tem desempenhado um papel fundamental na produção de energia limpa e renovável. Além disso, a equipe de meio ambiente do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu desenvolve medidas para melhorar a qualidade da água que abastece as turbinas, uma vez que a poluição dos rios se tornou uma preocupação crescente.
Principalmente durante a estação chuvosa da região é comum o acúmulo de resíduos vegetais na tomada d´água e barramento da UHE Baixo Iguaçu, carregados das margens pelas cheias no rio Iguaçu e seus afluentes. Ocorre que, também são trazidos pelas águas, volumes consideráveis de resíduos domésticos, como por exemplo: garrafas de bebidas alcoólicas, garrafas pet, isopor, embalagens de óleo, embalagens de agrotóxicos, embalagens de desodorante, vidros, calçados, entre outros.
Periodicamente são realizadas ações de limpeza desses resíduos flutuantes. O trabalho envolve o recolhimento com auxílio de maquinário pesado com garras e depósito provisório em caçambas. Posteriormente, é realizada a segregação e classificação de acordo com suas características e composição, além do seccionamento dos troncos de árvores, galhadas e macrófitas e, por fim, seguem para a destinação final.
Durante a última ação de limpeza, além dos resíduos de madeira, foi recolhida quase 1 tonelada de outros resíduos, principalmente plásticos, com destaque para embalagens de defensivos agrícolas, aerossóis e garrafas pet.
Os resíduos inertes de restos vegetais são depositados em áreas em processo de recuperação ambiental, de modo a promover o aumento da matéria orgânica no solo e proteção contra processos erosivos, além de servir de abrigo para a fauna. Isopor, garrafas pet e plásticos em geral são doados para reciclagem no município de Capanema. Entretanto, a maior parte dos resíduos não têm possibilidade de aproveitamento e são destinados por empresa especializada em aterro sanitário. Para combater o problema da poluição por plástico nos rios, são necessárias medidas como a redução do uso de plástico, a reciclagem adequada, a limpeza de rios e margens, e a conscientização sobre a importância de preservar os ecossistemas aquáticos. A prevenção é fundamental para proteger a saúde dos rios e dos seres vivos que deles dependem.
Sobre a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu
A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que é administrada pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI), formado pela Neoenergia (70%) e pela Copel (30%), fica localizada no rio Iguaçu, na região sudoeste do Paraná, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. A área de seu reservatório também abrange os municípios de Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu. O empreendimento conta com três unidades geradoras, com capacidade suficiente para atender 1 milhão de habitantes, através da produção de energia limpa e renovável.