Ação, destacada no Dia da Árvore, promove a formação de corredores ecológicos e beneficia a fauna silvestre com o plantio de espécies nativas
Em celebração ao Dia da Árvore, o Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI) anuncia um marco significativo em suas ações de conservação: a recuperação de mais de 1.200 hectares de áreas degradadas na região da UHE Baixo Iguaçu. A iniciativa, realizada desde a implantação da usina, foca no plantio de espécies nativas da Mata Atlântica para restaurar o ecossistema local.
O objetivo central do programa é formar corredores ecológicos que conectam fragmentos de vegetação ao redor do reservatório com o Parque Nacional do Iguaçu. Essa ação é essencial para garantir a movimentação da fauna silvestre, reforçando o papel fundamental das árvores para o equilíbrio de todo o ecossistema regional.
“Este resultado é fruto de um compromisso contínuo que vai além da geração de energia. Entendemos que nosso papel é ser um agente de transformação positiva, e a recuperação da flora nativa é um legado que estamos construindo para garantir a sustentabilidade e a biodiversidade para as futuras gerações”, afirma Bruno Henrique Mattiello, Supervisor Fundiário e de Meio Ambiente.
Como parte de suas ações de conservação, o CEBI também realizou o monitoramento constante da flora e da fauna, uma ferramenta que se mostrou fundamental para a preservação de espécies ameaçadas. O consórcio também apoia a proteção de unidades de conservação próximas ao reservatório e desenvolve programas de educação ambiental junto a escolas, comunidades locais a trabalhadores da usina, com o objetivo de sensibilizar a todos no cuidado com os recursos naturais.
Neste Dia da Árvore, o CEBI reafirma que a geração de energia renovável pode e deve, caminhar em conjunto com a responsabilidade socioambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado para toda a região.



‘