Fale conosco

Home | Dados técnicos

Geração

Geramos energia para atender

1.000.000 de brasileiros

Características

350,20MW

Potência instalada

Três

Unidades geradoras

116,73 MW

Potência dos Geradores

Turbinas

Kaplan

Reservatório

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguau opera a fio d’água, seu reservatório ocupa uma área de 31 km², sendo 18 km² formados pela calha natural do rio Iguaçu. Sendo assim, apenas 13 km² correspondem a área de inundação para a formação do lago.

Municípios que formam o Reservatório

Cinco municípios do Paraná tiveram áreas utilizadas na formação do
reservatório da Usina e da Área de Preservação Permanente.

Você conhece as estruturas
de uma usina Hidrelétrica?

Barragem: A barragem da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu possui 410 metros de extensão e 31,42 metros de altura máxima. É aqui que começa o processo de geração de energia elétrica. Por meio dessa barreira artificial é possível criar um desnível no rio, capaz de aumentar a pressão da água para girar as turbinas.

Vertedouro: O vertedouro da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu é formado por dezesseis comportas que escoam a água do reservatório não utilizada para geração de energia. O vertedouro tem a função de liberar o excesso de água que chega ao reservatório da usina, causado por um aumento excessivo na vazão do rio Iguaçu. Ele funciona como uma válvula de segurança da hidrelétrica.

16 comportas

21m de larg X 19m de altura

Vazão Máxima

53.585 M³/S

Casa de Força: é o local central na produção de energia hidrelétrica. Turbinas convertem a energia cinética da água em energia mecânica, transmitida a um gerador. Este converte a energia mecânica em elétrica, enviada por cabos até transformadores, que elevam a tensão para o transporte em longas distâncias por linhas de transmissão.

Subestação: Esta é a última etapa do processo de uma Usina Hidrelétrica. Uma vez gerada na casa de força, a energia é transferida para a subestação e por meio de linhas de transmissão, ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Geração de energia

01

As águas do rio Iguaçu se movem passando por uma grande tubulação, até chegar à turbina, por causa do grande volume e desníveis do rio as águas chegam com tanta pressão que fazem as turbinas girar e todo este movimento já é energia, só que ainda não elétrica, é a energia cinética.

02

Quando a turbina gira, ela ativa um gerador, e é ele que transforma toda energia cinética em energia elétrica.

03

Depois a energia é transformada mais uma vez, ela passa por uma subestação elevadora para elevar a sua tensão.

04

Agora a energia poderá percorrer grandes distâncias por linhas de transmissão, até chegar na sua cidade, nas lojas do seu bairro, sua casa, para ser utilizada sempre que você quiser, mas de maneira responsável e consciente é claro.

05

Empresas, comércios, indústrias e milhares de lares são abastecidos com energia limpa e renovável.

06

A água que passou pelas turbinas é 100% devolvida ao rio Iguaçu e com a mesma qualidade de antes, seguindo rio abaixo.

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu está de olho em tudo isso e trabalha para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil, em harmonia com o meio ambiente produzindo energia limpa e renovável para um milhão de brasileiros.

Newsletter

Inscreva-se com seu email e receba todos os informativos da Hidrelétrica Baixo Iguaçu