Tendo em vista a Normativa ANEEL n° 1.064/2023 e as premissas constantes no Plano de Divulgação Externo do Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE Baixo Iguaçu, atividades foram realizadas entre os dias 23 e 25 de agosto 2023, que contempla o desenvolvimento de uma estratégia educomunicativa fundamentada no arcabouço teórico-metodológico da Comunicação de Riscos, Comunicação Popular e Engajamento Comunitário para atuar na sensibilização e instrumentalização da população que reside na ZAS – Zona de Autossalvamento da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.
No dia 23 de agosto, foi conduzida uma palestra junto à comunidade da Zona de Autossalvamento (ZAS), consistindo em uma roda de conversa. O tema abordado foi segurança de barragens, conduzida pelos profissionais da área civil da usina. Além disso, foram compartilhadas informações essenciais sobre o PAE, a divulgação do aplicativo “PROX” criado para estreitar o relacionamento com comunidades próximas à usina hidrelétrica e, foi realizada uma análise de mitos e verdades. Essa última abordagem teve como intuito desmistificar informações falsas que circulam na região. Após a roda de conversa, os participantes puderam conhecer as principais estruturas que compõe uma usina hidrelétrica, suas funcionalidades e os protocolos de segurança associados.
No dia 24 de agosto, foi realizada uma palestra aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Campo de Pinheiro no município de Capanema – Paraná. O foco foi abordar os diferentes métodos de geração de energia, com ênfase na produção em usinas hidrelétricas e a segurança envolvida neste processo. De forma similar à abordagem junto à comunidade, também houve a apresentação do aplicativo “PROX” e uma atividade para desmistificar concepções equivocadas. O objetivo dessa palestra é transformar esses alunos em multiplicadores de informações precisas e confiáveis junto à comunidade.
No dia 25 de agosto, os alunos do 3º ano do Ensino Médio da mesma escola foram conduzidos à usina para participar de uma visita guiada. Durante essa atividade, os estudantes foram acompanhados pelos colaboradores encarregados da segurança e operação do empreendimento, explorando em detalhes as principais estruturas que compõe a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.
É importante destacar que, em todas as etapas, contamos com o importante apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do município de Capanema. Por meio dessa campanha educomunicativa, alinhada às melhores práticas de comunicação de riscos e participação comunitária, busca-se promover a conscientização e o engajamento da população em relação às medidas de segurança ligadas ao PAE e à operação da usina hidrelétrica, assegurando um ambiente informado e seguro para todos os envolvidos.