Fale conosco

USINA HIDRELÉTRICA BAIXO IGUAÇU COMPLETA 5 ANOS DE OPERAÇÃO COMERCIAL

Compartilhe

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu está comemorando cinco anos de operação comercial, marcando uma trajetória de comprometimento com a sustentabilidade, inovação e contribuições significativas para a comunidade local.

Desde o início de suas operações em 08 de fevereiro de 2019, a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu tem desempenhado um papel vital na geração de energia limpa e renovável e na promoção do desenvolvimento regional. Com uma capacidade instalada de 350 MW, a usina tem fornecido uma fonte confiável de energia para mais de um milhão de brasileiros, contribuindo para a estabilidade energética do país.

Neste período, a usina já produziu mais de 6.168.300,917 megawatts hora (MWh)de energia limpa e renovável, o que é suficiente para abastecer 26 milhões de lares. Além da geração, a Usina Baixo Iguaçu também contribuiu para o desenvolvimento dos municípios do seu entorno. Nesse período, foram pagos mais de 7 milhões em Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), compensação que será paga durante os 30 anos de concessão da usina.

A Usina Baixo Iguaçu também destinou recursos para a preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Desde o início da implantação do empreendimento e se estendendo pelos 5 anos de operação, período de vigência da licença de operação, a Usina Baixo Iguaçu tem o compromisso de manter programas ambientais que monitoram, recuperam e preservam aspectos da fauna e da flora. Entre os destaques, está o Programa de Consolidação do Corredor da Biodiversidade, que se estima até 2027 o plantio de 800.000 mudas de árvores nativas na Área de Preservação Permanente, conectando o Parque Nacional do Iguaçu com o entorno do seu reservatório.

Como parte das comemorações pelos 5 anos de operação comercial, os colaboradores da usina se reuniram em um café da manhã especial. Nesse evento, não apenas celebramos o marco significativo que alcançamos, mas também reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Como uma manifestação concreta desse compromisso, inauguramos o Bosque Ecológico Baixo Iguaçu dentro das instalações da usina. Este projeto representa não apenas um gesto simbólico, mas uma ação tangível em prol do meio ambiente. O bosque foi criado através do plantio de mudas de árvores nativas, um esforço conjunto realizado por nossos colaboradores.

No espírito da responsabilidade corporativa e da consciência ambiental, a equipe de colaboradores da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu e convidados, participaram ativamente do plantio, demonstrando seu envolvimento e dedicação ao meio ambiente. Essa ação coletiva destaca o papel fundamental que cada indivíduo desempenha na construção de um futuro mais sustentável.

“É com grande satisfação que celebramos cinco anos de operação comercial da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Este marco não apenas representa um período significativo em nossa história, mas também destaca toda a dedicação de nossa equipe, a resiliência diante dos desafios e o compromisso com a sustentabilidade. Ao longo dessa jornada, alcançamos conquistas importantes, contribuindo de maneira significativa para a matriz energética do país. A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu não é apenas uma fonte eficiente e confiável de energia, mas também um símbolo do nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

A ação do plantio de mudas de árvores nativas reflete nossa compreensão da importância de proteger e restaurar os ecossistemas locais. Envolvemos nossos colaboradores nesse esforço, reconhecendo o papel vital que cada um desempenha na construção de um futuro mais verde e equilibrado. Estamos comprometidos em prosseguir com a busca incessante por inovação, eficiência e práticas sustentáveis. Acreditamos que, juntos, podemos continuar a fazer a diferença em prol do meio ambiente, das comunidades e das gerações futuras.

Expresso minha gratidão a todos os membros da equipe envolvidos em Baixo Iguaçu por sua contribuição nesta jornada excepcional. Agradeço também às consorciadas Neoenergia e Copel pelo apoio e confiança depositados em nossa equipe. E, é claro, agradeço a toda a comunidade por seu engajamento ativo na evolução da usina Baixo Iguaçu. Que os próximos anos sejam caracterizados por ainda mais conquistas e pelo reforço do nosso compromisso com um futuro sustentável”, declarou Ricardo Ivo Hoffert Cruz Fortes, Presidente, Diretor Técnico e Ambiental da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que é administrada pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI), formado pela Neoenergia (70%) e pela Copel (30%), fica localizada no rio Iguaçu, na região sudoeste do Paraná, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. A área de seu reservatório também abrange os municípios de Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu. O empreendimento conta com três unidades geradoras, com capacidade suficiente para atender 1 milhão de habitantes, através da produção de energia limpa e renovável. Diversos Programas Ambientais estão sendo executados na Área de Influência Direta da Usina Baixo Iguaçu, programas como monitoramento do meio aquático, monitoramento da fauna terrestre, monitoramento da paisagem, entres outros, que visam manter o equilíbrio da região com o início da entrada em operação da usina.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se com seu email e receba todos os informativos da Hidrelétrica Baixo Iguaçu