O Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu (CEBI) promoveu, no dia 29 de maio de 2025, o 2º Simulado Nível B do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. A iniciativa integra as diretrizes da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010) e atende à Resolução Normativa Aneel nº 1.064/2023. O exercício simulado foi realizado no formato de “Treinamento de Mesa” (tabletop) contemplando também simulações funcionais de evacuação de áreas, formação de sala de emergência e integração com a defesa civil e comunidade. Esta metodologia simula cenários hipotéticos de emergência com o objetivo de avaliar e aprimorar os protocolos de resposta dos profissionais e instituições envolvidas. A ação reforça a cultura de prevenção, identifica pontos de melhoria e visa garantir a eficácia do sistema de segurança em caso de colapso da barragem.


Participaram do simulado os representantes da equipe técnica e terceiros da usina, da Neoenergia e da Copel, das Defesas Civis Municipais, Regionais e Estadual do Paraná, do Corpo de Bombeiros, além de líderes comunitários da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques.

Durante o treinamento, foram avaliados aspectos fundamentais como a comunicação entre os agentes, a clareza das atribuições de cada instituição e a capacidade de articulação conjunta diante de uma situação de emergência. Também foi destacada a importância do alinhamento entre a usina e os líderes comunitários da ZAS, fortalecendo os vínculos com a população potencialmente interferida.






A atividade está em conformidade com as ações previstas no Plano de Integração PAE-PLANCON, acordado entre a usina e as autoridades locais de proteção e defesa civil, que prevê a realização periódica de treinamentos/simulados internos e externos como estratégia de capacitação contínua dos agentes envolvidos na gestão de riscos.